Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

dicas-para-estagios

DICAS PARA ESTÁGIOS

A vida do estudante não é fácil, e uma das maiores dores é a busca por algum estágio. Essas dicas foram dadas por uma veterana de medicina do 9 período que já havia passado por alguns estágios extra curriculares, e acredito que possa ser aplicado para qualquer área ou curso.

Ela destacou alguns pontos que achei interessante trazer a tona para todos aqueles que buscam uma oportunidade fora da grade curricular. Acompenhe então abaixo dicas práticas que funcionaram para ela, e que pode sim, de alguma maneira te ajudar a encontrar um estágio em qualquer área ou curso.

1 – SE EXPONHA À EXPERIÊNCIA: Procure participar ao máximo das oportunidades que te aparecem, fique por perto, pergunte se pode olhar e assistir. Quando alguém te oferecer algo, aceite mesmo sem saber muito e peça ajuda para executar!

2- SEJA CORAJOSO: Não tenha medo de pedir para fazer algo, muitas vezes a concentração do médico ou o prazo curto para realizar aquele procedimento, faz com que ele esqueça de te “oferecer”. Então se ofereça para ajudar! Mostre que você está ali e quer participar.

3- ERRAR É HUMANO: não tenha medo de errar, você está em processo de aprendizado. Mas sempre pergunte o que não entender e peça ajuda com o que não sabe! A maioria gosta de ensinar e explicar como se faz.

4- “QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO”: busque se comunicar com os médicos, ande no ritmo deles, SEJA PONTUAL, crie vínculo e simpatia (além do profissional) para poder ser lembrado. Então, marque sua presença, só de mostrar interesse você já se destacará entre muitos

5- NÃO TENHA VERGONHA: sabemos que existem poucos estágios de medicina, por isso você deve se mostrar disposto e interessado! Corra atrás, peça aos médicos, mande mensagem para lembrar, faça sua parte. Não se esqueça que o mais interessado é você!

6- SEJA PRESTATIVO E GRATO: ajude com tudo o que puder, desde abrir portas e buscar prontuários quanto em cirurgias grandes. Não se esqueça de agradecer todos os profissionais, a rotina deles é corrida e nem sempre é fácil dar atenção para acadêmico.

Você pode perceber que são dicas práticas que podem funcionar independente da área ou curso que você faça. Apesar poder parecer óbivio e gerérico, acredito que posicionamentos como esses no dia a dia é quem irão construir em você um bom profissional, corajoso, forte e otimista para lidar com situações reais e mais sérias no futuro, pois como você se forma e modela hoje ditará muito da sua conduta e capacidade no futuro, acredito que o melhor momento para errar, aprender e ter boas iniciativas acaba sendo justamente quando você é estudante e que suas responsabilidades são menores do que a de um profissional já formado.