Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

ghost-of-tsushima

Resenha Ghost of Tsushima – Resumo

Ghost of Tsushima é um jogo para os consoles da Playstation, eu joguei no PS4, e o gráfico foi ótimo, o jogo não travou em nenhum momento, então posso dizer que minha experiência foi excelente, pois o jogo te imerge em uma real aventura e drama japonês.

O que acontece em Ghost of Tsushima?

O jogo conta a história de uma invasão mongol a  uma pequena ilha do Japão, Tsushima. Nela há jovem samurai que sobreviveu ao ataque mongol e busca a sua vingança e libertar a ilha dos invasores.

Khotun Khan, é o invasor e também neto de Genghis Khan no jogo, é um homem muito impiedoso e inteligente, passou anos estudando o Japão para poder saber como conquistá-lo e se mostrará um inimigo à altura para o protagonista Jin Sakai.

Quem é Jin Sakai?

O protagonista e o personagem que jogamos é o Jin Sakai que é herdeiro do Clã Sakai, um dos clãs mais importantes da ilha de Tsushima, além de tudo foi criado como filho de seu tio Lorde Shimura um exemplar e bem sucedido samurai, líder de toda ilha de Tsushima que é submissa ao Xogum japonês.

Justamente por ser samurai e viver em uma época de muito rígida e cheia de tradicionalismo, Jin como guerreiro honrado que é deveria seguir o código à risca em sua forma de conduta, e principalmente em combate.

Contudo, para vencer seu inimigo desleal e implacável como Khotun Khan, Jin precisará tomar uma postura diferente, uma forma imprevisível que o líder mongol não é capaz de prever, e se tornando então uma Lenda, o Fantasma de Tsushima.

É um jovem muito habilidoso com arco e espada, obstinado a conseguir o que quer, e em ajudar as pessoas, o que leva a uma das maiores experiências do jogo, as “side quests” que são as histórias secundárias do jogo que dão uma grande imersão aos impactos de uma guerra e de um povo conquistado que vive sobre a opressão de seus invasores.

Qual a história real por trás de Ghost of Tsushima?

O Japão foi de fato invadido pela Mongólia e justamente por algum neto de Genghis Khan, porém eles foram todos expulsos das ilhas japonesas. Pelo que li, o imperador molgol da época agiu de forma precipitada e sofreu pressões por muitos lados, tanto da china quando to japão e Coréia e acabou perdendo seu território.

Ghost of Tsushima é um bom jogo?

O Fantasma de Tsushima é um excelente jogo, ouço falar pouco dele, porém para mim ele ofereceu uma experiência audiovisual completa, com gráficos realmente lindos, bem detalhados, cores vibrantes e vivas, trazendo uma experiência de imersão cultural desde a música japonesa, até as roupas, arquitetura, forma de agir, de pensar, dos contos e lendas da época, uma infinidade de coisas muito bem pensadas e detalhadas para você sentir realmente como se vivesse na época do Japão “medieval” e também, para sentir a dor que é viver um período tenebroso como de uma invasão de um inimigo poderoso.

Há muitos momentos que o jogo faz questão de te levar a pensar e meditar, além de posicionar a câmera de forma a te deixar deslumbrado com a beleza do jogo.

Vale a pena jogar Ghost of Tsushima?

Vale muito a pena jogar Ghost of Tsushima, é realmente um jogo impecável, cada segundo e cada descoberta que fazemos nele é ímpar e vai te deixar vidrado na história. A minha sensação quando o jogo acabou foi “e agora, o que eu faço”, você desejaria que tivesse mais história, mais personagem, mais imersão mais Japão.

Esse é um ponto que eu vejo que o jogo poderia oferecer mais, talvez em DLC ou em pós game, é um jogo de mapa aberto, mas ele fica muito fechado aos diálogos e situações que são fechadas para aquela proposta, que é realmente incrivel, e imagino que para entregar a qualidade gráfica, sonora e de história que tem nesse jogo, foi preciso tomar umas decisões de fechar algumas portas para entregar outra.