Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

sinais-e-sintomas-de-danos-cognitivos-da-covid-19

Sinais e sintomas de danos Cognitivos da COVID-19 

Sintomas são tudo aquilo que você percebe que está fora do normal em você ou em alguma pessoa própria. As vezes um gesto ou um hábito diferente podem significar apenas um dia ruim, todavia, se persistirem as estranhezas, deve se investigar para saber o que é. Há inúmeras doenças ou condições que podem levar uma pessoa a mudança de temperamento, ânimo, paciência, mas vale a pena saber se o covid é ou não a causa disso. Segue abaixo alguns desses sinais:

  • Nevoeiro cerebral: se você ou alguém próximo, que teve Covid, vier a perceber alguma dificuldade de concentração, perda de memória, se anda meio desorientado ou com reflexos e pensamentos lentos, pode ser algum sinal  desses efeitos colaterais.
  • Fadiga mental: nos dias de hoje isso parece normal, pode ser sentido pela dificuldade de concentrar e realizar uma tarefa, aquela sensação que precisa sempre de um café ou algo para te dar ânimo pois você está muito cansado mentalmente, podem ser sinais dos efeitos do covid em seu cérebro.
  • Dores de cabeça: se você tem tomado muito remédio para dores de cabeça, é realmente muito preocupante, há várias coisas que podem levar a isso, e poucas delas são coisas simples de resolver, como liberar tensão corporal ou dormir melhor, algumas razões para isso são mais sérias, o Covid, segundo apontam os estudos pode ser uma dessas causas, então investigue.
  • Alterações de humor: como eu disse antes, se perceber mudanças fora do normal de ânimo, temperamento, algo que não parece normal como aumento da ansiedade, ou pensamentos depressivos, irratibilidade devem ser investigados pois são um assunto sério!
  • Perda de olfato e paladar: esse é o sintoma mais evidente, e que sabemos desde o começo, só não havíamos percebido isso ainda, de que o covid é capaz de impactar nosso sistema nervoso. A falta de paladar ou olfato são evidentes sintomas do covid-19, que pode significar algo mais grave se persistirem por mais de o tempo normal de 15 dias, deve-se investigar.

Reforço que caso isso seja notado em você ou alguém próximo, é necessário investigar pois também já outros fatores ou possíveis causas que podem levar a esses sintomas, mas fique atento!

Complicadores de Risco

Existam algumas condições que devem ser observadas quando estiver investigando os danos cognitivos acusados pelo COVID-19, vou listar alguns deles, embora alguns sejam conhecido como fatores de risco nos casos respiratórios também:

Idade avançada: atenção aos idosos com mais de 60/65 anos, naturalmente mais debilitados, geralmente podem apresentar algumas condições de saúde pelo tempo de vida, e por isso eles são mais propensos a apresentar sintomas que indiquem a perda de inteligência e cognição. 

Condições pré existentes: pessoas com doenças como a diabetes, que é uma das coisas que mais matam no brasil,  ou alguma condição cardiovascular e respiratória, que já são em si fatores complicadores da Covid sabidamente, podem também trazer complicações a nível cerebral, como aponta estudos.

Doença recorrente: pessoas que já tenham tido um covid de forma mais grava anteriormente, aquelas de ficar internado ou até mesmo entubar, podem ser mais propensas a terem sequelas como a perda de memória, e inteligência.

Possíveis tratamentos

Sempre recomendamos que os casos sejam consultados pelos especialistas de casa área, um neurologista por exemplo, ainda assim levantarei alguns pontos que podem ser úteis para vocês entenderem os caminhos que podem ser tomados.

Mudança de hábitos: 

sei que nos pacientes queremos sempre um remédio, um exame, uma fórmula química rápida que vai resolver nossos problemas, mas na medicina, há muitos casos que só são mudados se tivermos uma mudança de hábitos, e sei que isso é muito mais difícil para nós do que tomar medicamentos. 

Fazer consumo de carne sem gordura, frutas com pouco açúcar, saladas e começar a ingerir sementes e grãos como chia e linhaça sempre são boas recomendações. 

Há um consenso médico e acadêmico que diminuir ou banir açúcares, principalmente os industrializados, são uma excelente prática, na academia estudos apontam que doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson estão ligados a níveis elevados de açúcares no cérebro. 

Para manter a saúde será preciso também mexer os esqueletos e praticar algum exercício regularmente, quem que seja só menos 30 min. E a recompensa depois de um dia carregado, seria ter uma boa noite de sono, pois dormir exerce uma função metabólica e de recuperação importantíssima ao nosso corpo.

Acompanhar funções e saúde mental

Com o advento da modernidade, alguma doenças tem ficado cada vez mais comum, como a ansiedade e depressão patológica. Monitorar e acompanhar como anda a sua mente é tão importante quanto à saúde física, e isso levanta diversos indicadores de possíveis problema cognitivos.

Buscar ajuda

Em quais quer sinais que possam se parecer com algo do tipo apresentados acima, você deve procurar um especialista, para investigar as reais causas dessas mudanças em sua mente, pode estar a um passo muito curto e simples pra começar a mudar sua saúdo ou de quem ama.

Falar sobre esses efeitos pós covid levando em consideração toda a complexidade e discussões que sempre trouxe, divergências que chegaram a ser políticas e médicas é sempre complexo, mas tudo aponta que esses danos cognitivos, perda de memória, redução de QI são sim possíveis indicadores de danos causado pelo vírus da COVID-19. Mas como sabemos que quando se trata de saude, todo cuidado é pouco e investigar possíveis causas é sempre recomendado para tratar nossas condições e doenças. Fique atento aos sinais e sintomas e procure ajuda.