O Covid 19 realmente foi impactante na sociedade, não só por ter trazido uma pandemia, ou pelas mortes, mas também pelos efeitos colaterais que ela pode deixar em algumas pessoas. Não atacando apenas o sistema de circulação, afetando rins e pulmões, alguns relatam também queda de cabelo, e outras bizarrices, mas também, como apontam alguns estudos recentes, a perda de memória, concentração, afetando o raciocínio, e até mesmo levar a perda do quociente de Inteligência, famoso QI. Ou seja, isso afeta sua cognição e forma de pensar sobre as coisas.
A proposta deste artigo é trazer informações relevantes sobre esses casos, de uma forma mais fácil de se entender, assim como uma forma útil de possíveis tratamentos e prevenções.
Mas como o Covid pode afetar sua inteligência?
É realmente uma loucura pensar que o covid possa afetar nossa inteligência, segundos os estudos, esse efeito é um fato conhecido, não sabemos ainda como exatamente é o mecanismo do vírus na atuação dessa perda cognitiva, todavia, há algumas suspeitas e hipóteses.
- Infecção direta das células cerebrais: por alguma razão e de alguma maneira, o vírus poderia entrar diretamente em nossas células no sistema nervoso central, ou seja, dos neurônios e astrócitos, e começar a danificar as células e suas funções, e esse sistema é o responsável por todo tipo de resposta simpático e parassimpático que temos assim como a nossa inteligência.
- Inflamação: quando nosso sistema defensivo luta contra esses invasores, a resposta que nosso organismo dá, são as inflamações, quando tomamos um anti inflamatório é para evitar que esses anticorpos atuem, porque às vezes o dano ao combate pode ser pior se “deixássemos rolar”. Quando os pulmões eram tomados pelo catarro, causando morte respiratória nas pessoas, era por esse excesso de inflamação. Ou seja, quando o vírus atua, assim quando ele é combatido nesse processo inflamatório, produzindo citocinas, que são tóxicas às células do cérebro, danificando os nossos neurônios, meio que atrapalhando a comunicação e conexão entre eles.
- Coagulação sanguínea: hoje já não é mais mistério que o Covid-19 foi uma doença vascular, que tinha muitos efeitos colaterais em nossos corpos, e estando no sangue, ele pode levar justamente ao aumento de produção de coágulos no sangue levando a problemas mais sérios como derrames. É evidente que se isso acontecer, você logo notará que a pessoa não está bem, uma vez que os efeitos de algo como “trombose encefálica” podem ser catastróficos. Há algumas suspeitas que vacinas como AstraZeneca podem também gerar efeitos como esses.
- Hipóxia: seria a falta de oxigenação no sangue, quando alguém usa um aparelhinho para por em seu dedo, aquele aparelho é chamado de oxímetro, ele quem mede esses níveis de oxigenação no sangue, geralmente valores abaixo de 92 já são alarmantes e podem precisar de uma investigação. A hipóxia cerebral poderia ter danos bem severos, por exemplo, a morte cerebral é causada também pela falta de oxigenação no cérebro. Talvez em algum nível que não seja tão danoso, possa causar o mau funcionamento do sistema nervoso, impactando na cognição.